Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: Festa da Cereja em Alcongosta

Nota de imprensa


Festa da Cereja em Alcongosta

Irá realizar-se, entre os dias 6 e 10 de Junho, mais uma edição da Festa da Cereja, em Alcongosta, concelho do Fundão, onde poderá encontrar a Cereja do Fundão e degustar diversos produtos à base de cereja, como é o caso do Pastel de Cereja do Fundão.

Divulgação: Festa da Cereja em Alcongosta - reservarecomendada.blogspot.pt

Na edição 2014 da Festa da Cereja em Alcongosta, estarão presentes Chefs de renome nacional que, em live-cookings itinerantes, confeccionam pratos inspirados na Cereja do Fundão. Luís Américo, Bruno Caseiro, Francisco Siopa, Hugo Nascimento, Luís Espadana e António Melgão são os chefs que aceitaram o desafio de criar verdadeiras obras de artes com a Cereja do Fundão e mostram a versatilidade e as potencialidades deste fruto. Joana Biscaya é a Chef que estará ao serviço das crianças – Ateliers Petits Chefs – para lhes ensinar a essência de comer de forma saudável.

Ao longo destes quatro dias de festa, os visitantes do certame podem assistir à inauguração da Rota da Cereja; ao lançamento do livro Alcongosta, a festa e o fruto de uma terra emblemática, de Luís Agostinho, e à apresentação do livro Cerejeiras em Paris, de Gabriel Raimundo; aos concertos de Anaquim, dos Toques do Caramulo, do Grupo de Música Popular da Casa do Povo de Alpedrinha e da Banda Filarmónica União de Santa Cruz – Aldeia Nova do Cabo; e haverá muita animação; tasquinhas e artesanato.

Sexta-feira, 6

Animação de rua – Grupo de Bombos de Alcongosta, Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda, Grupo de Bombos da União de Freguesias de Fundão, Brincar à Cereja (pinturas e modelagens de balões), Ponto de Interrogação e Funk You Brass Band.

19:00 - Inauguração
22:00 - Grupo de Música Popular da Casa do Povo de Alpedrinha

Sábado, 7

Animação de rua – Concertinas Carapito S. Salvador, Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, Grupo de Cantares da Barroca, Grupo de Bombos Cultura e Lazer de São Sebastião do Barco, Grupo de Bombos da Fatela, Grupo de Cantares do Agrupamento de Escolas do Fundão, Acordeonistas da Beira Baixa, Funk You Brass Band e Brincar à Cereja.

12:00 - Petit Chefs
15:00 - Petit Chefs
17:00 - Live Cooking com o Chef Luís Américo
22:00 - Concerto Anaquim

Domingo, 8

Animação de rua – Grupo de Cantares da Arrifana (Guarda), Grupo de Cantares Ponto e Linha (Souto da Casa), Grupo de Bombos das Donas, Tuna da Academia Sénior do Fundão, Grupo de Bombos Tapori a Bombar – Aldeia de Santa Margarida, Grupo de Fados João Morgado (nas tasquinhas) e Brincar à Cereja.

08:00 - Inauguração da Rota da Cereja – Alcongosta (junto à paragem dos autocarros)
11:00 - Lançamento do Livro Alcongosta, a festa e o fruto de uma terra emblemática, de Luís Agostinho.
              Live Cooking com o Chef Bruno Caseiro
12:30 - Petit Chefs
15:00 - Petit Chefs
17:00 - Live Cooking com o Chef Francisco Siopa

Segunda-feira, 9

Animação de rua – Grupo de Bombos Raia dos Sonhos – Ladoeiro, Grupo de Cantares Senhora do Mosteiro Freixial, Grupo de Fados João Morgado (pelas tasquinhas), Brincar à Cereja e Zé Pacóvio.

22:00 - Concerto Toques do Caramulo

Terça-feira, 10

Animação de rua – Bombos da Casa do Povo do Souto da Casa, Grupo de Bombos Os Arrelia – Fatela, Bombos da Associação de Bombos do Souto da Casa, Rancho Folclórico da Fatela e Brincar à Cereja.

11:30 - Live Cooking com os Chefs Hugo Nascimento e Luís Espadana
14:30 - Apresentação do livro Cerejeiras em Paris, de Gabriel Raimundo
15:30 - Live Cooking com o Chef António Melgão
16:00 - Concerto de Encerramento pela Banda Filarmónica União de Santa Cruz – Aldeia Nova do Cabo.


Cereja do Fundão em destaque na gastronomia e inspira ações de promoção

Chegou, finalmente, a época mais esperada do ano para se saborear a Cereja do Fundão. Este ano, esta fruta tão especial vai estar associada a várias iniciativas na área da gastronomia, turismo, desporto e cultura. Trata-se de um produto de excelência, habitualmente pensado como ‘sobremesa’ que chega a um patamar de desenvolvimento em que dá origem ao aparecimento de vários produtos, reinterpretações e utilizações. Exemplo disso são as parcerias que se criaram no âmbito da campanha da Cereja do Fundão 2014, onde este fruto é o mote para a criação de um gelado na Santini; criação de um gins com Cereja do Fundão que estarão disponíveis na carta de gins no Vestigius Wine&Gin e com perspectiva de prolongamento para todo o ano (uma parceria Gin Lovers); a ligação à Compal e ao espaço Frutológica da marca para o desenvolvimento de sumos frescos e saladas de fruta que estarão disponíveis no renovado Mercado da Ribeira; e ainda a reinterpretação da cereja em vários pratos, entradas, bebidas ou sobremesas em vários restaurantes de Lisboa e do Fundão, na Rota Gastronómica da Cereja do Fundão e Fundão, Aqui come-se bem – Sabores da Cereja, respetivamente.

Festa da Cereja em Alcongosta – 6 a 10 de Junho

Entre 6 e 10 de Junho, a freguesia de Alcongosta, no Fundão, recebe mais uma edição da Festa da Cereja, onde poderá encontrar a Cereja do Fundão fresca e degustar diversos produtos derivados deste fruto, como é o caso do Pastel de Cereja do Fundão. Na edição 2014 da Festa da Cereja em Alcongosta, estarão presentes Chefs de renome nacional que, em live-cookings itinerantes, confeccionam pratos inspirados na Cereja do Fundão. Luís Américo, Bruno Caseiro, Francisco Siopa, Hugo Nascimento, Luís Espadana e António Melgão são os chefs que aceitaram o desafio de criar verdadeiras obras de artes com a Cereja do Fundão e mostram a versatilidade e as potencialidades deste fruto. Joana Biscaya é a Chef que estará ao serviço das crianças – Workshops Petits Chefs – para lhes ensinar a essência de comer de forma saudável. Em simultâneo, Alcongosta será o epicentro de vários concertos, animação de rua, tasquinhas e artesanato.

Quiosques da Cereja – Junho e Julho

Durante cerca de um mês e meio (variável consoante a época da cereja), Lisboa e Fundão terão, em algumas das praças principais, quiosques da Cereja, onde será possível comprar cereja fresca, pastéis de cereja e sumo 100% Cereja do Fundão.

Em Lisboa, o quiosque em forma de cereja estará na Baixa-Chiado, na Praça Luís de Camões, no Príncipe Real e ainda em Belém. No Fundão, o quiosque estará na Praça do Município.

No dia 21 de Junho, o Quiosque da Cereja marcará presença na Festa do Japão em Lisboa que decorre no Jardim do Japão, em Belém (Lisboa). Esta é uma iniciativa de promoção da cultura japonesa em Portugal e é uma parceria do Município do Fundão com a Embaixada do Japão.

Nos meses de Junho e Julho, o Quiosque da Cereja também marcará presença no Meo Out Jazz em Lisboa.

Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em Lisboa – 16 de junho a 6 de julho

Durante três semanas, 13 restaurantes da Grande Lisboa terão disponíveis nas suas cartas iguarias feitas a partir deste fruto tão esperado durante todo o ano: A Cereja do Fundão. Entre 16 junho e 6 de julho, será um dois em um para os fãs das cerejas e das criações da cozinha de autor. Desde bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas, alguns dos melhores Chefs de Lisboa envolvidos nesta iniciativa dão asas à imaginação e criam verdadeiras experiências gastronómicas para surpreender todos aqueles que queiram viajar até aos sabores do Fundão, sem sair de Lisboa. A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão está disponível nos seguintes restaurantes: Fortaleza do Guincho (Chef Vincent Farges - 1 Estrela Michelin), Eleven (Chef Joachim Koerper - 1 Estrela Michelin), Feitoria (Chef João Rodrigues - 1 Estrela Michelin), Tasca da Esquina (Chef Vitor Sobral / Chef Hugo Nascimento), Cervejaria da Esquina (Chef Vitor Sobral/ Chef Hugo Nascimento), Taberna das Flores (Chef André Magalhães), Chapitô à Mesa (Chef Bertílio Gomes), Cantina Ministerium (Chef Nuno Bergonse), Laurentina "O Rei do Bacalhau" (Chef Joana Byscaia), O Largo (Chef Miguel Castro e Silva), De Castro (Chef Miguel Castro e Silva), O Talho (Chef Kiko Martins) e o Cantinho do Avillez (Chef José Avillez).

Festival Gastronómico Fundão, Aqui come-se bem – Sabores da cereja – Junho

Durante o mês de junho, 19 restaurantes e cinco pastelarias do Fundão recebem o Festival Gastronómico Fundão, Aqui come-se bem – Sabores da cereja, onde a cereja vai ser o produto em destaque.

Restaurantes aderentes: Alambique d’Ouro, As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Divino Lounge Bar, Dom Martin, Hermínia, Mário’s, O Mário, Marisqueira Bela Vista, Moagem d’Avó, O Barros, O Beiral, O Eclipse, O Parque, Sítio do Vale, o Fiado, O Lagarto e O Rochedo.

Na área da pastelaria, cinco pastelarias aderiram ao festival gastronómico: Arte e Doce, Flor do Fundão, Formiga, Fundanito e Paris.

Santini e a Padaria Portuguesa – Junho

A Padaria Portuguesa e as suas 22 lojas da área da Grande Lisboa participam pela primeira vez na campanha da Cereja do Fundão. Durante todo o mês de junho, os clientes desta cadeia de franchising podem comprar cereja fresca nas lojas d’A Padaria Portuguesa, bem como o Pastel de Cereja e ainda outros derivados deste produto.

A Santini é, pelo segundo ano, parceira na campanha da Cereja do Fundão e coloca à disposição dos clientes das lojas de Cascais, São João do Estoril, Chiado e Mercado da Ribeira um sorbet de Cereja do Fundão. A segunda edição da participação da Santini na campanha conta com o lançamento de dois novos produtos diferenciadores.

Comboio da Cereja – Junho, aos sábados

Integrado na campanha Cereja do Fundão, o Município do Fundão, a CP e a Incentivos Outdoor irão organizar, todos os sábados, até final de junho (com possibilidade de alargamento para mês de julho), o Comboio da Cereja. Num percurso Lisboa-Fundão-Lisboa, este é um programa destinado a toda a família. Para mais informações e reservas deverá contactar a CP, nos dias úteis, entre as 9.00h e as 13.00h e das 14.00h às 18.00h, pelos contactos 249 132 752 e 919 988 775, pelo correio eletrónico gruposLC-RG@cp.pt ou consultar o site www.cp.pt.

Outras Iniciativas

Entre 7 e 15 de junho, o Município do Fundão estará na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, para promover o concelho, as cerejas, os produtos derivados da cereja e ainda outros produtos da região.

Durante o estágio da Seleção Nacional de Futebol em Óbidos para o Campeonato do Mundo 2014, será oferecida Cereja do Fundão aos jogadores e toda a equipa técnica. Um momento que marcará a ligação do tradicional e regional ao futebol e ao desporto.

Durante os meses de Junho e Julho, será facilmente encontrada pelas ruas de Lisboa, nomeadamente na Avenida da Liberdade, Chiado e Baixa, uma viatura Tuk Tuk devidamente decorada no âmbito da campanha da Cereja do Fundão.

De norte a sul do país, a Cereja do Fundão será vendida em 45 áreas de serviço da Eurest.

No decorrer da Campanha da Cereja do Fundão 2014 serão organizados programas diversificados que, para além das habituais apanhas de cereja, incluem visitas à rede de espaços culturais do concelho do Fundão, Aldeias de Xisto, aldeia histórica de Castelo Novo e ainda experiências de aventura e natureza na Serra da Gardunha.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Flagrante Delícia - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin