Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Divulgação: FIA Lisboa – Um mundo de Culturas na FIL

Nota de imprensa


FIA Lisboa – Um Mundo de Culturas na FIL

Entre 28 de Junho e 6 de Julho a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco da maior Festa intercultural da Península Ibérica, voltando a receber FIA Lisboa – Um mundo de culturas na sua 27ª edição.

Divulgação: FIA Lisboa – Um mundo de Culturas na FIL - reservarecomendada.blogspot.pt

Organizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, com a colaboração do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa traz à capital durante 9 dias um verdadeiro mundo de culturas, tradições e artes.


Nos mais de 30 mil m2 de área interior e exterior, o evento permite que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de cerca de dezenas de países, dos cinco continentes. Nesta edição, a Argélia é o País Convidado da FIA Lisboa e Moçambique confirma também a sua presença no salão com uma representação oficial.


Ao longo dos seus 26 anos de história, a FIA Lisboa tem vindo a alcançar uma simbiose perfeita entre os territórios, tradições e produtos endógenos, tornando-se num veículo ímpar e privilegiado para a divulgação do Artesanato e Gastronomia Regionais e da Cultura dos Povos presentes no salão.


Na edição de 2014 o certame, que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país, assume-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.


Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aos interessados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2014 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas peças de artesanato nacional e internacional, podendo inclusive assistir a artesãos a trabalhar ao vivo.

Destaques FIA LISBOA 2014

Semana da Gastronomia Tradicional
Na edição de 2014, para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, a FIA Lisboa dá especial destaque à gastronomia promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional. A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos. Nesta 27ª edição o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa. O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

Argélia – País Convidado
Considerando o património cultural e histórico da República Democrática e Popular da Argélia, a sua importância como produtor de artesanato, o seu papel geoestratégico no Magreb considera-se de redobrado interesse e justificação o destaque de País Convidado numa demonstração das suas capacidades e potencialidades culturais e económicos como factores potenciadores de aproximação e de incremento de relações comerciais entre Portugal e a Argélia.

Revitalização do artesanato ao serviço do desenvolvimento local e do emprego
Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

Prémios Artesanato Tradicional e Contemporâneo FIA LISBOA 2014
Este Prémio, instituído pela Fundação AIP, é uma iniciativa de valorização dos artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas, a sua capacidade estética e criativa assumindo-se igualmente como um factor de incentivo à inovação e ao rejuvenescimento social e cultural das artes e ofícios tradicionais.

Tendências de Moda
Apresentação das principais tendências de moda e consumo a nível mundial. Em parceria com o Centro de Formação Profissional do Artesanato - CEARTE e a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais a FIA LISBOA 2014 dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal. Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras, competitivas nos mercado globais e apontadas para os caminhos de vanguarda.

1º Festival do Marisco em simultâneo com a Fia Lisboa 2014
Evento de cariz gastronómico, inédito em Lisboa, focalizado em pratos confeccionados à base de mariscos proporcionando a possibilidade de degustar toda a diversidade da oferta nacional.

A FIA Lisboa em 2013
Em 2013 a FIA Lisboa recebeu perto de 100 mil visitantes em 9 dias de feira. A diversidade de oferta dos expositores, as propostas artesanais aliadas ao design mais contemporâneo, as iniciativas multiculturais e a ampliação da área dedicada à gastronomia, contribuíram para o sucesso da FIA Lisboa 2013, certame que é já uma referência consagrada nas feiras do sector.

Mais informações em www.fialisboa.fil.pt

FIA Lisboa 2014
FIL - Parque das Nações (Lisboa) | 28 de Junho a 6 de Julho de 2014

Horários
Área Exposicional | 15h00 às 24h00
Área de Gastronomia | 12h30 às 24h00

Bilheteira
Individual | 5,00 Euros
Estudantes, Cartão Jovem, Seniores (> 65 anos) | 2,50 Euros
Crianças até aos 10 anos | Entrada Gratuita


Semana de Gastronomia Tradicional | FIA Lisboa 2014

Numa viagem pela história, a FIA Lisboa, que decorre de 28 de Junho a 6 de Julho, na FIL, redescobre os melhores pratos de gastronomia tradicional, toda a diversidade de carnes na brasa de raças portuguesas certificadas e o património da doçaria conventual e popular. No mesmo espaço junta-se ainda a oferta de produtos genuínos distinguidos de cada região; produtos da mercearia tradicional, vinhos e outras bebidas, produtos gourmet elaborados artesanalmente segundo a cultura de cada região e doçaria de produção própria com os segredos das avós.


Para além das Carnes na brasa das raças maronesa, barrosã, minhota, arouquesa, e marinhoa, delicias como Cabritinho Bebé Assado no Forno à Minhota, Pica no Chão de Cabidela à Moda do Minho, Favas à Transmontana com Fumeiro Tradicional e Vitela Maronesa, Filetes de Polvo à Transmontana com Arroz Malandrinho, Bucho com Feijão e Fumeiro de Arouca à Moda Antiga, Bacalhau com Broa à Alvarenga, Chanfana de Cabrito à Bairrada, Enguias do Mondego Fritas, Arroz Costelinhas à Barroso, Bacalhau à Moda das Chegadas do Barroso, são alguns dos pratos que integram as ementas.

É entre os dias 28 de Junho a 6 de Julho, que a Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos promove na FIL, Parque das Nações, um verdadeiro mundo de culturas, tradições e artes, em 9 dias de festa e homenagem à multiculturalidade e produtos endógenos – a FIA Lisboa.

A Gastronomia constitui-se como um importante atractivo turístico-cultural de um local, região ou país. Portugal está identificado como um dos melhores destinos de Gastronomia e Vinhos da Europa.

A FIA Lisboa entra neste circuito e traz à Capital pela 1ª vez a Semana da Gastronomia Tradicional com as melhores iguarias e uma oferta de produtos genuínos de cada região. Os amantes do bom garfo têm ainda a oportunidade de se deliciar com as carnes portuguesas com Denominação de Origem Protegida, um dos produtos mais ricos da gastronomia nacional.

Para o efeito, a organização da FIA Lisboa convidou restaurantes (o Torres Restaurantes, O Costa, Comeres Barrosões, Caetano, Temudu’s) de 6 regiões distintas a instalarem-se durante 9 dias na FIL com objectivo de confeccionar pratos típicos da cozinha portuguesa com as suculentas carnes das referidas regiões.

Os visitantes que optarem por almoçar no espaço da Semana da Gastronomia Tradicional, na FIA Lisboa, poderão descontar o preço do bilhete de entrada na refeição, devolvendo o restaurante o valor correspondente. Ainda no âmbito da gastronomia, decorrerá também na FIL o 1º Festival do Marisco, em simultâneo com a Semana da Gastronomia Tradicional | FIA Lisboa 2014.

Este é um artigo de divulgação cujo conteúdo é da inteira responsabilidade do produtor ou promotor do produto ou serviço divulgado. O blogue Reserva Recomendada divulga esta nota de imprensa na convicção de que poderá ser útil aos seus leitores embora o seu conteúdo possa não corresponder à opinião e linha editorial do autor deste blogue.

Guia das Tascas e Tabernas de Portugal - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin