Facebook Reserva Recomendada Twitter Reserva Recomendada RSS Feed Reserva Recomendada Google+ Reserva Recomendada LinkedIn Rui Barradas Pereira Instagram Rui Barradas Pereira Contactar Reserva Recomendada

Gala dos Vinhos do Tejo 2014

Os vinhos do Tejo são uns dos patinhos feios do vinho em Portugal. Fruto da terra fértil de lezíria sempre houve a tentação de produção de vinhos mais em quantidade do que em qualidade. A proximidade de Lisboa também fez do Ribatejo o fornecedor da tascas de Lisboa que não eram conhecidas pela sua exigência organoléptica. Desde que fosse cheio... Antes do 25 de Abril, havia também a necessidade fornecer o ultramar com quantidade generosas de vinho que saía das docas do Porto de Lisboa em direcção ao império. Nem todo este vinho viria do Ribatejo mas da fama do vinho a granel não se livrou. Mas muito mudou entretanto e se ainda existe muito vinho de volume para alimentar mercados vorazes, o Ribatejo, agora Tejo, será das regiões em que se consegue encontrar algumas das melhores relações qualidade preço em Portugal. Pois há por aqui vinhos de grande qualidade e o preconceito sobre a região impede que os vinhos atinjam os preços de outras regiões.

Gala dos Vinhos do Tejo 2014  - reservarecomendada.blogspot.pt

Tive a oportunidade de participar como intruso na festa de família da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, onde os confrades se juntam para festejar o seu vinho. No belo espaço do Convento de São Francisco os confrades levaram o seu traje de gala e deram a provar os seus vinhos premiados. Apresentaram o seu novo site que além de ser site até tem scroll e elegeram entre os seus os melhores.

Gala dos Vinhos do Tejo 2014 - reservarecomendada.blogspot.pt

Além das 27 medalhas de Ouro e 8 de Prata atribuídas, foram considerados excelentes dois brancos e um tinto. Nos brancos o Vale de Lobos 2013 e o Portas do Tejo 2013, nos tintos o Quinta de S. João Baptista Special Selection Touriga Nacional 2010. Mas não só os vinhos mas também os seus produtores estavam a ser celebrados e assim a Quinta de Penegrais ganhou o Troféu Dinamismo Vinhos do Tejo enquanto a Encosta do Sobral saiu duplamente contemplada com o Troféu Excelência Vinhos do Tejo e com o prémio de Enólogo do Ano para o Pedro Sereno.


Todos os vinhos premiados foram servidos juntamente com o jantar de gala embora tenha acabado por não provar os vencedores. Uma tradição do Ribatejo é o abafado, que apareceu nesta gala juntamente com a sobremesa. Não tendo o pedigree de outros generosos encontram-se por estas lezírias vinhos bem simpáticos e informais com uma relação qualidade-preço muito boa como este Varandas feito com Fernão Pires proveniente de vinhas velhas cultivadas por António Benedito Ferreira e que a Adega Cooperativa de Almeirim vinifica e engarrafa.


Passada a meia-noite comemorou-se os 14 anos da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo. Parabéns.

Portugal - O Melhor Peixe do Mundo - www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails Follow my blog with Bloglovin